SPEEDCOLOR Masterbatches
A Empresa, Estrutura e Qualidade Nossos Produtos   Contato   Localização  

O que é “Masterbatch”?

Masterbatch é um concentrado de pigmento em um veículo compatível com polímero a ser utilizado, de preferência da mesma família. A concentração de pigmentos de Masterbatch deve ser o máximo possível desde que se consiga boa dispersão dos pigmentos no polímero veículo. O Masterbatch é basicamente constituído por resina ou polímero, pigmentos, ‘aditivos umectantes, aditivos dispersantes, aditivos de atrito, etc. Os equipamentos utilizados para a sua preparação são equipamentos especiais que têm grande poder de cizalhamento durante a sua fusão, a fim de tentar reduzir os grumos (aglomerados) de pigmentos que giram ao redor de 60 micras à agregados com dimensões aproximadas de 16 micras. Tais equipamentos são por exemplo: Bambury, Misturador adiabático, Extruder dupla rosca corrotante, etc. Posteriormente o material resultante é extrudado em espaguetes, resfriado, cortado em pequenos cubos de tamanho próximo à da resina; (no caso da extrusora dupla rosca, já é executado tudo numa mesma operação). Portanto, no  Masterbatch os pigmentos já vêm dispersos, o que facilita em muito o trabalho de processamento final.
O Masterbatch foi inicialmente desenvolvido para tingimento ou coloração de artigos de espessura muito fina, tais como filmes, multifilamentos, etc; hoje o Masterbatch é utilizado basicamente em todos os processos, com exceção de moldagem rotativa. A vantagem deste processo em relação ao anterior é:

1- A não limitação na concentração de uso sobre a resina, desde que se utilize um master como veículo (resina) compatível com o a ser moldada.

2- Visto, na realidade, o Masterbatch nada mais ser do que a diluição do Color Match em polímero; a concentração de uso é maior que no caso anterior e conseqüentemente a possibilidade de erro durante a pesagem para a preparação da batelada para processar a peça final é menor, proporcionando assim maior uniformidade na intensidade de cor. Na realidade, a indicação internacional para utilização de Masterbatch nas resinas em geral, para qualquer processo de transformação, é de 1:20 a 1:25 ou seja, de 4 a 5 % sobre a resina; logicamente há exceções. Resumindo, enquanto que no tingimento com o Color Match direto na moldagem as maiores preocupações em termos de qualidade do produto final estão na dispersão de pigmentos do Color Match (pontos de pigmento não dispersos) e a limitação na concentração de uso; no caso de Masterbatch é a homogeneização do mesmo na resina (estrias com variação de tonalidade).

O sistema de preparação, mistura, do Master com a resina basicamente é o mesmo que no caso anterior, incluindo- se o tipo de misturadores.

Veja Também:

 
Clique e Saiba mais.
 
Clique e Saiba mais
 
Clique e Saiba mais.
System Certification - ISO 9001:2000 SGS  
 
  SPEEDCOLOR MASTERBATCHES © 2011 Todos Direitos Reservados